top of page

Jantar Festivo

 

Preencha o formulário para participação AQUI.

 

A comida da Dénia evoca uma harmonia cultural poucas vezes encontradas na Antiguidade ou no Medievo. A região da província do Alicante apresenta uma culinária que preserva traços do islamismo norte-africano tipicamente manifestos na herança material e imaterial do sul da Espanha., uma harmonia que é notada na observação de importantes elementos da cozinha judia e cristã da comunidade valenciana, notadamente em Dénia. O tajine tem como ingrediente principal o frango cozido lentamente com especiarias a uma baixa temperatura, resultando em uma carne macia e saborosa, acompanhado por dois pratos de cous-cous, um com lentilhas e outro com legumes. Também são servidas fatias de berinjelas e porcões de lentinhas com azeite de oliva, acompanhadas de especiarias utilizadas na cozinha tipicamente regional: açafrão, curcuma, cominho, tomilho, noz-moscada e grãos de mostarda. Tudo isso devendo ser consumido com um pão à base de semolina e azeite de oliva e vinho ervado, servido em jarras. Para a sobremesa encontramos um doce de semolina com calda de mel e água de flor-de-laranjeira. Todos esses pratos causam certa estranheza ao paladar dada a suavidade que é resultado da ausência de ingredientes modernos que marcam o nosso cotidiano, porém essa suavidade proporciona a experiência sem igual de sentir de modo apurado cada um dos ingredientes utilizados no preparo dessa refeição.

 

 

Pablo Gomes de Miranda. Professor de História Antiga UFRN

(Abril/2015)

 

 

 

A descrição dos pratos:

 

  • Prato principal 1: frango com molho de especiarias que recebe o nome de Tagine (coxas e sobre-coxa de frango cozido com alho,cebola roxa, açafrão, coentro, cominho, curry, erva-doce, anis-estrelado, cravo da índia e canela em pau. O molho fica bem grosso pois é cozido lentamente no azeite de oliva e nas especiarias. Depois de pronto ér salpicado por cima coentro fresco, cebolinha e salsa. (Na foto é o prato do meio que está na panela de barro).

 

  • Prato Principal 2: Cous-cous de semolina de trigo. É o famoso cous-cous marroquino que é hidratado com água quente, sal e azeite de oliva. Por cima é regado um cozido de lentilhas temperado com a casca ralada de limão siciliano, cominho, cebola roxa finamente picada, alho amassado, folhas de louro e tomilho. É servida por cima do cous-cous e pode ser comido sozinho ou com o Tagine. 

 

  • Acompanhamentos: uma “salada” de berinjelas assadas temperada com nos-moscada, azeite, sal, cebola refogada e bastante cominho. Legumes (cenoura, pimentão, alho-poró, cebolas refogadas nas especiarias e no azeite. Pão de farinha de trigo branca e integral.

 

  • Vinho ervado: vinho tinto temperado com erva-doce, anis, alfazema e cravo diluído com água e mel.

 

  • Sobremesa: arroz doce com água de rosa e doce de semolina com passas e calda de flor de laranjeira.

 

Como chegar

Fone: (18) 3302-663. Rua: Luiz Carlos da Silveira nº 10. Assis-SP 

VI CIEAM

bottom of page